sábado, 25 de outubro de 2014

Não existe recuperação


Não existe recuperação. Não como as pessoas acham existir. Não com o sentido que dão à palavra.
É puro mito a crença de que as pessoas refazem-se após situações lôbregas, superam os percalços de modo a seguir adiante sem danos, sem perdas ou estragos. O ser humano não tem essa capacidade. Todos são como uma onda. Transgredem de uma forma e regressam de outra, trazendo dessa trajetória uma carga residual sem precedentes.
Há uma grande aspiração por essa quimera de recuperação total. De um porvir de passos sem rastros. Da borracha passada no passado. Lamento, mas isso não existe.
Não confundamos recuperação com regeneração. Regenerar-se sim é começar do zero. É desfazer-se de componentes passados e produzir outros, do nada.
Recuperação não. Recuperação é um remendo. É uma costura bem ou mal feita. É o colocar de um tecido de outra cor e textura na falta de um igual ao original. É estar mais preocupado em não deixar rasgado para não aumentar o estrago.
Gosto de histórias manchadas, de livros rasgados e envelhecidos pelo tempo. Coisas assim têm mais valor, mais longevidade. Se as páginas de um livro não estão marcadas ou dobradas é porque a história não prendeu. Pode até ter sido lida, mas não valeu a pena a releitura.

Eu quero ser relida inúmeras vezes. Quero calças remendadas. Quero cicatrizes em todo o corpo. Quero cicatrizes profundas na alma. 

THIANE ÁVILA.

Um comentário: